Renutra - Consultoria em Nutrição de Vida
1

MATÉRIA


CONSULTAS FREQUENTES COM NUTRICIONISTAS - SUCESSO NA ADEQUAÇÃO DE PESO





Matéria inclusa por Juliana Morais
Um estudo publicado na revista Childhood Obesity demonstrou que consultas frequentes com nutricionistas aumentam as chances de sucesso na perda de peso de adolescentes obesos.

Com o objetivo de avaliar a diferença entre dois tipos de atendimento nutricional, pesquisadores avaliaram 92 jovens obesos que foram divididos em dois grupos. No primeiro grupo o atendimento nutricional era feito após a consulta do médico e a conduta nutricional tinha como foco fornecer orientações sobre alimentação saudável. No segundo grupo, o nutricionista atendia no mesmo dia, orientava para uma dieta de baixo índice glicêmico e agendava consultas regulares com os pacientes.

Os resultados demonstraram que a média de índice de massa corporal dos participantes não teve diferença significativa entre os dois grupos. No entanto, a análise estatística evidenciou que cada consulta adicional com um nutricionista aumentava em 28% a chance de sucesso de perda de peso. Essa chance aumentava até 78% quando as visitas eram mais do que uma vez ao mês.

Os autores concluem que o aumento da frequência de visitas a nutricionista melhorou os resultados de perda de peso corporal em adolescentes obesos e destacam que o acompanhamento multidisciplinar é fundamental para controle ou perda de peso em adolescentes obesos. “A adequação da atividade física, estratégias comportamentais e acompanhamento com nutricionista são peças essenciais para alcançar os objetivos de perda ou controle de peso corporal”, afirmam os autores.

Referência(s)

Kirk S, Woo JG, Jones MN, Siegel RM. Increased frequency of dietitian visits is associated with improved body mass index outcomes in obese youth participating in a comprehensive pediatric weight management program. Child Obes. 2015; 11(2):202-8


Fonte: http://www.nutritotal.com.br/notas_noticias/?acao=bu&id=746
1

 

Inovando Sìtes