Renutra - Consultoria em Nutrição de Vida
1

MATÉRIA


“TERRORISMO NUTRICIONAL”





Matéria inclusa por Márcia Maia Sathler
Muito tem se falado a respeito de Sophie Deram e seu famoso artigo sobre “terrorismo nutricional”, publicado na Gazeta online em maio de 2014. Uma das manchetes mais lidas na página, o assunto é algo realmente importante e talvez até urgente de ser discutido diante de uma sociedade que está cada dia mais exposta a dietas da moda e tabus alimentares.

Sophie é nutricionista, engenheira agrônoma, chef de cozinha, doutora em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da USP e pesquisadora das áreas de obesidade infantil, nutrigenômica, transtornos alimentares e neurociência. Ela acredita em um conceito chamado ‘mindful eating’ e diz que as pessoas estão precisando fazer as pazes com a comida. Nada mais é do que comer consciente, com prazer, sem gula e sem culpa. É escutar o seu corpo e resgatar as sensações de fome e saciedade.

O foco atual na alimentação de forma extremista é algo perigoso e “contra produtivo”. Definir os alimentos a todo tempo como “isso engorda” ou “aquilo emagrece” acaba por tornar o ato de comer algo estressante, terrorista. Esse terrorismo além de não emagrecer, só fará você ganhar peso ou até mesmo se tornar compulsivo.

Citando um bom trecho do texto: “Claro que algumas pessoas têm problemas ou alergias, e isso tem que ser tratado. Mas colocar uma população inteira sem açúcar, sem glúten ou sem lactose é uma loucura! O terrorismo é esse: cada vez mais as pessoas não sabem o que comer. Acham que controlando o que elas estão comendo vão emagrecer. Na verdade, estão cada vez mais estressadas e com maior risco de ganho de peso”.


Márcia Maia Sathler
Nutricionista com foco na Reeducação Alimentar.
Mestranda em Tecnologia Nuclear pelo CDTN.

Referências:
1.Site:http://www.gazetaonline.com.br/_conteudo/2014/05/entretenimento/cultura_e_famosos/1486010-vivemos-hoje-um-terrorismo-nutricional-as-pessoas-nao-sabem-mais-o-que-comer--diz-sophie-deram.html. Acesso em 29/01/2016.


1

 

Inovando Sìtes