Renutra - Consultoria em Nutrição de Vida
1

MATÉRIA


CONHECENDO O NOSSO GUIA ALIMENTAR





Matéria inclusa por Márcia Maia Sathler
Admirado por diversos países, o Guia Alimentar para a População Brasileira é considerado hoje uma das melhores diretrizes de alimentação saudável do mundo. Sua construção e constante atualização é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) aos governos, com os propósitos de garantir uma alimentação adequada como direito básico de todo ser humano, apoiar a educação alimentar e nutricional da população e subsidiar políticas e programas nacionais de alimentação e nutrição.

Elaborado pelo Ministério da Saúde, o documento atual, que está em sua segunda edição, tem distribuição gratuita disponível para todos os brasileiros. Seu conteúdo engloba desde recomendações nutricionais simplificadas até combinações ilustradas de refeições balanceadas. Propõe ainda que a base da alimentação saudável deve constituir-se predominantemente de alimentos in natura ou minimamente processados, compondo refeições saborosas e culturalmente apropriadas. Segundo sua regra de ouro, deve-se também preferir as preparações culinárias em substituição aos produtos ultraprocessados. Esses últimos devem ser sempre evitados!

O Guia Alimentar para a População Brasileira representa uma grande conquista para a questão da segurança alimentar e nutricional do país. Seu excelente conteúdo científico permite considerá-lo um grande aliado diante de uma sociedade vítima de tantos modismos e tabus alimentares. Procure conhecer as diretrizes nutricionais de seu país antes de acreditar nos conselhos e produtos milagrosos oferecidos pela mídia. Persistindo alguma dúvida, um profissional da área deverá ser consultado.


Márcia Maia Sathler
Nutricionista com foco na Reeducação Alimentar.
Mestranda em Tecnologia Nuclear pelo CDTN.


Referências:
1.Guia alimentar para a população brasileira / ministério da saúde, secretaria de atenção à saúde, departamento de atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.
2.Site: http://www.vox.com/2015/12/15/10220358/food-guidelines-around-the-world?utm_campaign=vox&utm_content=article%3Afixed&utm_medium=social&utm_source=facebook. Acesso em 29/01/2016.


1

 

Inovando Sìtes