Renutra - Consultoria em Nutrição de Vida
1

MATÉRIA


CONSUMO DE AÇAÍ PREVINE DANO OXIDATIVO





Matéria inclusa por Lana Claudinez
Um estudo publicado na revista Nutrition sugere que a ingestão de polpa de açaí (Euterpe oleracea Martius) melhora a atividade de enzimas antioxidantes e de biomarcadores celulares em mulheres saudáveis.


Barbosa e colaboradores conduziram um estudo de intervenção nutricional com 35 mulheres saudáveis que foram instruídas a consumir 200 g/dia de polpa de açaí durante 4 semanas. Foram coletadas amostras de sangue e foram determinados a pressão arterial e os parâmetros antropométricos, antes e depois do período experimental. Todas as participantes responderam a um questionário de frequência alimentar antes do estudo. As enzimas antioxidantes superóxido dismutase, catalase e glutationa; a produção de espécies reativas de oxigênio (ROS) e a capacidade antioxidante total foram avaliadas em células polimorfonucleares. Também foram determinadas as concentrações séricas de proteína carbonil (marcador de dano oxidativo) e grupos sulfidrila (marcador de capacidade antioxidante).


Os resultados demonstraram que após as 4 semanas houve aumento significativo na atividade da enzima catalase, na capacidade antioxidante total e na concentração sérica de grupos sulfidrila. Houve também uma redução significativa na produção de ROS e na concentração sérica de proteína carbonil. O consumo total de energia, carboidratos, proteínas, lipídios totais e de equivalente metabólicos não tiveram alteração significativa. “Nossos resultados indicam que a ingestão de açaí na dieta modula a capacidade antioxidante / pró-oxidante de mulheres saudáveis”, concluem os autores. “Estes resultados abrem caminho para uma melhor compreensão dos efeitos da ingestão diária de açaí em humanos”, afirmam.


Nota: Embora o presente estudo demonstre efeitos benéficos do açaí, como um agente antioxidante é preciso destacar aspectos importantes, tais como: uso da polpa de açaí, sem acréscimos de conservantes e xaropes e desenvolvimento do estudo com mulheres, saudáveis, desconhecendo portanto, o papel do açaí no organismo dos homens e também no organismo de indivíduos que apresentam algum tipo de doença. É preciso que o açaí seja prescrito por seu nutricionista, adequando inclusive o valor calórico do plano alimentar, visto que o açaí apresenta considerado teor calórico que pode impactar no peso dos consumidores.


Artigo: Barbosa PO, Pala D, Silva CT, Oliveira de Souza M, Ferreira do Amaral J, Lima Vieira RA, et al. Açai (Euterpe oleracea Mart.) pulp dietary intake improves cellular antioxidant enzymes and biomarkers of serum in healthy women. Nutrition. 2015


Fonte: http://www.nutritotal.com.br/notas_noticias/?acao=bu&id=810
1

 

Inovando Sìtes