Renutra - Consultoria em Nutrição de Vida
1

MATÉRIA


FÉRIAS - COMO MANTER OS CUIDADOS NA ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS





Matéria inclusa por Juliana Morais
Nas férias escolares, as crianças precisam de muita energia para brincar em casa, no play, no parquinho, no clube e/ou na praia. E com isso, neste período alguns hábitos alimentares e horários das refeições são alterados para dar espaço à diversão. Sendo assim, pais e cuidadores devem ficar atentos para não perderem os princípios da alimentação saudável.

O programa "Meu Pratinho Saudável", derivado do "Meu Prato Saudável", maior projeto de reorientação alimentar do país idealizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e o Instituto do Coração (Incor), unidades ligadas à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, mostra que é possível manter o cuidado com a alimentação das crianças mesmo nesta época do ano. Seguem algumas dicas saudáveis para os papais e cuidadores ficarem atentos.

É importante que se mantenham os horários para as refeições e lanches das crianças. A alimentação deve ter um bom fracionamento, como, por exemplo, três refeições principais e dois a três pequenos lanches intermediários, para que não ocorra diminuição do metabolismo e para que a digestão e absorção dos alimentos sejam adequados.Isso também evita que a criança procure por guloseimas e que exagere na próxima refeição, uma vez que não ficará com fome nos intervalos.

Embora esta seja uma época de diversão, é preciso que atenção aos excessos de doces, refrigerantes e guloseimas. Esses alimentos podem ser consumidos com moderação, mas não podem substituir os que são ricos em nutrientes e nem serem ingeridos em grande quantidade.

Outra dica importante, e até mais fácil, é o incentivo de atividades ao ar livre, que envolvam algum tipo de exercício físico. É importante estimular a prática regular de atividades físicas no período de férias, para garantir um bom gasto de energia e manter hábitos saudáveis.

Nas férias, com a altas da temperaturas ou tempos mais frios porém secos também é importante que a criança tenha uma boa oferta de líquidos, principalmente água pura, complementando com sucos de frutas frescas.

Um dos principais conceitos do programa prevê que nas refeições principais, a metade do prato da criança seja preenchido com verduras e legumes (crus e cozidos).

Para a outra metade, preencha o prato com 1/4 de alimento rico em proteínas como carne vermelha, frango, peixe, ovos, que deve ser complementada com leguminosas, como o feijão, grão de bico, soja, lentilha. O outro 1/4 do prato deve contar com alimentos ricos em carboidratos, de preferência em sua forma integral como arroz, massas, batatas, mandioca, mandioquinha, farinhas.

O café da manhã e os lanches devem conter pelo menos um alimento rico em proteínas, como por exemplo, iogurtes, queijos magros, leite desnatado, leite fermentado, ovos; um alimento rico em carboidratos, de preferência que seja fonte de fibras, como torradas, pães, biscoitos de fibras, cookies integrais, cereal integral; e um alimento de origem vegetal, podendo ser frutas, verduras ou legumes.


Veja algumas dicas de como garantir uma alimentação saudável durante as férias:

• Mantenha o consumo de alimentos saudáveis;
• Mantenha horários para refeições e lanches;
• Incentive atividades ao ar livre, que envolvam algum tipo de atividade física;
• Continue limitando o consumo de alimentos na frente da televisão ou do computador;
• Evite o excesso de doces, refrigerantes e guloseimas;
• Mantenha uma boa oferta de líquidos para a criança;
• Evite usar sobremesas e doces como uma compensação por ter comido direito;
• Envolva a criança no planejamento, compra e preparo dos alimentos;
• Sente à mesa junto com a criança e coma com ela a mesma comida.

Fonte: http://www.saude.sp.gov.br
1

 

Inovando Sìtes