O QUE É ROCHAGEM OU PÓ DE ROCHA
Os Remineralizadores são minerais que tenham sofrido somente cominuição (ou redução) e classificação de tamanhos por processos mecânicos. Devem ser ricos em macro e micro nutrientes e que alterem os índices de fertilidade do solo.
QUAIS MINÉRIOS UTILIZADOS
Minérios silicatados: basalto, gabro, diabásio; ou metamórficos ricos em potássio como: xistos, gnaisses, ou em sílica como as ardósias, ou ainda sedimentares argilosos como siltitos, saprólitos, saibros e outros.
COMO É PRODUZIDO O REMINERALIZADOR
Primeiro é necessário avaliar se a rocha ou minério possui os índices mínimos de atendimento a Legislação do MAPA em macro e micro nutrientes e resultados de eficiência agronômica exigidos pelo Ministério da Agricultura, se aprovado, ele está apto para ser regulamentado. E por fim definir o melhor processo de cominuição (fragmentar a rocha em pequenas partículas) e separação.
ONDE PODE SER PROCUZIDO O REMINERALIZADOR
Essa é a melhor notícia, todos esses minérios são encontrados no solo brasileiro. Bem próximo as áreas de produções agrícolas, o que reduz os custos de produção e frete garantindo vantagens quando comparados com fertilizantes químicos. Qualquer mineradora que trabalhe com os minérios já citados pode produzir os remineralizadores.
RESULTADOS
Totalmente natural, já existe vários estudos e resultados positivos obtidos com o uso de remineralizadores, em diversas culturas. Sendo mais econômico reduzindo o custo de produção dos agricultores e o impacto ambiental. Além disso, os alimentos produzidos são mais saudáveis e nutritivos.